quinta-feira, 22 de julho de 2010

Exercicios sobre Tigres Asiáticos

EXERCÍCIOS TIGRES ASIÁTICOS




1. Com base em nossos estudos explique o que foi o “Efeito Dominó” que tanto os Estados Unidos temiam que acontecesse no Sudeste Asiático.


R. Expressão utilizada pelos Estados Unidos que previa que se um país do Sudeste Asiático, durante a Guerra Fria se tornasse socialista, os seus vizinhos também o seguiriam, então era preciso evitar que isso acontecesse.


2. Contra o Efeito Dominó de que trata a questão anterior, os Estados Unidos adotaram outra expressão conhecida como “Cordão Sanitário”, o que representou?


R. Conjunto de tratados econômicos e militares que consolidaram a influencia dos Estados Unidos na Bacia do Pacífico e que funcionariam como um escudo protetor dos paises capitalistas contra o avanço do socialismo.


3. Quais os paises conhecidos como velhos Tigres Asiáticos? E os Novos Tigres quais são?


Velhos Tigres: Taiwan, Coréia do Sul, Cingapura e Hong Kong.


Novos Tigres: Tailândia e Malásia.


Novíssimos Tigres: Indonésia, Filipinas e Vietnã.


4. Graças ao Plano Colombo, os Tigres asiáticos tornaram-se pontos de referencia no Sudeste Asiático. Segundo nossos estudos o que foi o Plano Colombo?


R. Ajuda financeira concedida pelos EUA aos paises capitalistas do Sudeste Asiáticos em troca de seu apoio durante a Guerra Fria. Graças a esse plano os tigres asiáticos se industrializaram.


5. O que significa Plataforma de Exportação?

Paises que se industrializaram a partir de investimentos externos do Japão, EUA e Europa e atendem dessa forma o mercado internacional.


6. Qual a relação entre Taiwan e a China Continental?

7. Explique o contexto em que a Coréia do Sul se tornou um Tigre Asiático.

8. Quais são os principais setores da economia que os Tigres Asiáticos se destacam? Dê Exemplos de produtos que eles exportam.

9. Comente sobre os Novos Tigres: Malásia e Filipinas.

10. Qual o principal Bloco Econômico do Sudeste Asiático? Aponte suas características.

Um comentário: